Não tem como se falar em fansubbing sem falar de legendas, afinal para se legendar um anime é preciso antes conhecer as opções que existem para se fazer isso. E existem vários métodos, que atualmente se resumem a dois padrões, softsub e hardsub. Diferente de séries e filmes, em que o padrão são as legendas separadas. Mas o motivo disso e os diferentes formatos de legendas não serão abordados neste tópico.
E o que são esses padrões? Para simplificar, às vezes, as legendas estão fixadas no vídeo, enquanto outras vezes estão apenas contidas no arquivo do vídeo e são executadas simultaneamente. Vamos nos aprofundar mais neles:
Softsub
Dentre os padrões citados, esta é a maneira mais fácil de se legendar um vídeo. Através de um programa, um ou mais arquivos de legenda, juntamente com as fontes, são anexados ao do vídeo/áudio, resultando em um único arquivo. Atualmente, esta junção só é possível através dos containers MP4 (com limitações) e MKV. Os reprodutores de mídia reconhecem as legendas contidas nesses formatos e as renderizam durante a execução do vídeo. Ou seja, ao abrir o arquivo, as legendas são carregadas automaticamente, podendo estar ativadas ou não, dependendo da configuração do reprodutor, sendo possível também selecioná-las. Atualmente é o padrão adotado pela maioria dos fansubs, sejam brasileiros ou estrangeiros.
Vantagens
-não altera a qualidade do vídeo original
-a legenda pode ser alterada facilmente
-podem ser anexadas várias legendas, sendo elas de vários idiomas
Desvantagens
-vulnerável (o arquivo da legenda está contido no vídeo e pode ser roubado e usado para benefício próprio de pessoas mal-intencionadas)
-compatível com apenas alguns reprodutores
-exige mais do processador (o que pode resultar em atraso na exibição e falhas na renderização)
-inconsistência (como a legenda é renderizada em tempo real, o resultado pode ser diferente do obtido inicialmente)
Hardsub
Este é um processo um pouco mais complexo, já que a legenda é gravada no vídeo. Isso também ocorre por meio de um programa, que independente das configurações irá interpretar o arquivo da legenda, gravando novos frames do vídeo original quadro a quadro com a legenda em execução. Basicamente, é como se fosse gravado um novo vídeo do vídeo original sendo reproduzido com as legendas.
Vantagens
-segurança (ninguém terá acesso ao arquivo da legenda)
-fidelidade de execução (como a legenda foi gravada previamente no vídeo, ela será executada sempre da mesma forma)
-compatível com qualquer reprodutor (basta que o reprodutor seja capaz de exibir o vídeo)
Desvantagens
-altera a qualidade do vídeo original (trata-se de uma regravação afinal)
-não é possível alterar nem realizar correções
|